Domingo, 26 de janeiro de 2020
informe o texto

Notícias | Variedades

"Sarau das Minas' e final estadual do 'Slam do Capim Xeroso' acontecem em Cuiabá neste final de semana

26 Out 2019 - 10:42

Da Redação - Isabela Mercuri - OLHAR CONCEITO

Foto: Reprodução/ Facebook

Dois eventos de cultura urbana acontecem neste sábado (26) na Casa Cuiabana: o ‘Sarau das Minas – Conexão Centro Oeste’ e a 10ª edição do ‘Slam do Capim Xeroso’. Ambos são ligados à poesia, e trarão grandes sucessos de todo o país.


Sarau das Minas

A quarta edição do Sarau começa às 17 horas, e terá a presença de artistas como DJ Lu (GO), Mc Vera Verônica (DF) e a MC Ana Aranda (MS), além das cuiabanas Mc RB8, Karla Vechia, Pacha Ana, Luna Anália (poeta infantil) e Negrada.  "Os dois eventos são cultura urbana e tem perfil da periferia, além de utilizar a arte como espaço de dar voz e também empoderamento", diz Lígia, uma das produtoras do Conexão Centro Oeste. 

A organização do evento é feita pelo coletivo ‘Mulheres do Hip-Hop’, que existe desde 2015 como um espaço empoderador a ação cultural. O grupo é composto por donas de casa, artistas ou simpatizantes do movimento do Hip-Hop, e tem como objetivo principal debater as questões femininas como também apoio às necessidades das mulheres. 

Já o ‘Conexão Centro Oeste’ foi criado para reunir mulheres artistas na cena do hip-hop da região, promover a conexão entre essas artistas e exaltar a mulher negra, caribenha e latino americana. Por este motivo, as integrantes coletam materiais de higiene pessoal para atender mulheres em privação de liberdade.
 
Slam do Capim Xeroso

Após o ‘Sarau das Minas’, às 19 horas começa a final estadual do 10º campeonato de poesia falada ‘Slam do Capim Xeroso’.  Participam do evento os poetas Slow e Musachi, de Rondonópolis, que disputam com Pacha Ana (Cuiabá), Maria Fulô (Cuiabá), Ahgave (Cuiabá), Kyanaju (Cuiabá) e Sol (Várzea Grande). “Chegar ao Estadual contempla nosso objetivo com o Slam Rondonópolis que é dar mais visibilidade às periferias da cidade”, diz Daiane, organizadora do Slam Rondonópolis.

O Slam é um movimento cultural de ocupação urbana com origem nos anos 80, nos Estados Unidos. A palavra Slam refere-se a campeonato, na língua inglesa. As batalhas de poesia falada chegam ao Brasil em 2009, por meio da companhia de Teatro Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Hoje, estima-se que existem mais de 150 comunidades slamers espalhadas por diversos estados brasileiros. Entre eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Acre, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

“O Slam é um movimento expressivo onde os poetas dão forma à indignação através da poesia. Circulando pelos Slams, você vai encontrar poetas que abordam questões ambientais, de gênero, raça, genocídio. E o mais interessante é o caráter público do movimento. Ele coloca mais de 300 pessoas nas ruas para ouvirem poesia marginal, poesia de denúncia. É praticamente uma aula pública multidisciplinar poética.  É lindo demais. A conexão com a poesia é revolução” acrescenta Ana, integrante da coletiva em Cuiabá.

Em 2016, a coletiva Slam do Capim Xeroso começou o movimento na capital mato-grossense. O movimento é autoorganizado por poetas ativistas e artistas de diversos segmentos que contribuem levando apresentações para cada edição. O Slam já recebeu apresentação dos artistas da Nova Era Sessions (MT), Edgar Pererê (SP), Produtora Osíris (MT), entre outros. Para participar da coletiva basta entrar em contato com as pessoas organizadoras no dia do evento ou por meio das redes sociais.

“Há várias formas de contribuir com o movimento: declamando poesia, contabilizando votos, arrecadando a premiação, fechando parcerias. Basta estar disposto a ocupar o espaço público com arte! Esse é o nosso principal objetivo”, diz Ahgave, integrante da coletiva. O vencedor da estadual vai para São Paulo, representar Mato Grosso no Slam BR, organizado pelo núcleo Bartolomeu, responsável por trazer o Slam ao Brasil. 

Além das batalhas que ocorrem uma vez no mês, a coletiva se apresenta no formato de pocket show. Para mais informações acesse as redes sociais: /capimxeroso (Facebook) e @capimxeroso (Instagram). 

Serviço

Evento: O Sarau das Minas - Conexão Centro Oeste (4º Edição) + 10° Edição Slam do Capim Xeroso - Final Estadual
Local: Casa Cuiabana
Horário: 17h

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet