Quarta-feira, 3 de março de 2021
informe o texto

Notícias | Política

Botelho: AL deve derrubar veto ao projeto de alíquota de aposentados

24 Jan 2021 - 12:48

THAIZA ASSUNÇÃO DA REDAÇÃO

O presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho (DEM) afirmou que os deputados estaduais devem derrubar o veto do governador Mauro Mendes (DEM) ao projeto de lei complementar 36/2020, que prevê a isenção da alíquota previdenciária a quem ganha até o teto do INSS, que hoje é de R$ 6,1 mil.

 

De autoria do deputado estadual Lúdio Cabral (PT), o projeto foi aprovado na Casa de Leis no dia 14 de dezembro de 2020. Para justificar o veto, o governador afirmou que a medida é inconstitucional, uma vez que cabe exclusivamente ao Poder Executivo a iniciativa.

 

“Nós vamos colocar [o veto] em apreciação já nas primeiras semanas após o recesso parlamentar. Eu acho difícil os deputados manterem o veto. Creio que vão derrubar”,  disse Botelho.

 

Eu acho difícil os deputados manterem o veto. Creio que vão derrubar

O presidente acredita que após a derrubada, o Governo deve entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a medida.

 

Botelho garantiu que a Procuradoria da Assembleia Legislativa irá defender a decisão do plenário na Corte Superior. 

 

“Decisão jurídica não é uma ciência exata, é interpretação. Um jurista avalia de uma forma, outro avalia de outra e isso aí vai desaguar lá no STF e lá que será decidido”, disse.

 

“Eu admito que existe, sim, algumas contradições [no projeto], inclusive na CCJ [Comissão de Constituição e Justiça], alguns analistas disseram que era inconstitucional, mas agora vamos tocar o processo e decidir na justiça”, completou.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet